15 de Dezembro de 2017

Evento de Avaliação e Encerramento do Mais Água

09 de Março de 2015, por ASCOM - Agrocoop
Evento de Avaliação e Encerramento do Mais Água

A Cooperativa Agropecuária Mista de Barro Alto – AGROCOOP- realizou no dia 07 de março, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em irecê, o Encontro de Avaliação de Resultados e Encerramento do Projeto Mais Água.

O evento contou com a participação de 70 agricultores e agricultoras beneficiários do Projeto, do Gerente e do Coordenador do Mais Água na AGROCOOP, Alexandre Vasconcelos e Jailso Oliveira ,respectivamente, e da Equipe técnica. Esteve presente também, como convidado, o Articulador do Território de Irecê o Sr. Mario Augusto de Almeida Neto “Jacó”.

Os agricultores e agricultoras dos municípios de Ipupiara, Ibipeba, Iraquara, Souto Soares, Mulungu do Morro, Bonito e Cafarnaum qe foram beneficiados com 324 Cisternas Enxurrada, 262 Barreiros Trincheira Familiar, 23 Barreiros Trincheira Comunitários, 54 Limpezas de Aguadas, 02 Tanques de Pedra, 03 Barragens Subterrâneas e 100 Quintais Produtivos, puderam avaliar a implementação do Projeto em todas as suas fazes, encerrando assim o ciclo de 2 anos de execução do Mais Água pela AGROCOOP.

Durante o dia foram realizados debates sobre a implementação e efeitos dos Projeto nas comunidades. Os beneficiários puderam ainda responder um questionário avaliativo onde pontuavam notas para cada faze vivenciada no projeto. Para o Coordenador Jailso Oliveira esse momento de avaliação é de extrema importância para entidade, segundo ele “essa é a oportunidade de termos um diálogo franco com as peças principais do nosso trabalhos. Não adianta de nada termos as planilhas de metas todas preenchidas no escritório se na ponta não atingimos a satisfação do agricultor ou da agricultora que recebeu a tecnologia. Só estamos no caminho certo quando suprimos a necessidade real deles e só quem pode nos dizer isso são eles próprios”.

Para o articulador do Território Mario Jacó o encontro serve não só para avaliar as atividades mais para medir o impacto das ações dos movimentos sociais na realidade do povo do Semiárido. “Cada ação ou projeto que desenvolvemos e executamos transforma o futuro do sujeito alvo, da sua família, de sua comunidade e do município. A principal obrigação nossa, enquanto entidade do movimento social, é promover a independência do cidadão. A AGROCOOP está de parabéns neste quesito. Vejo por onde passo o resultado do trabalho da cooperativa, a satisfação daqueles que tiveram oportunidade de mudar de vida, e esse é o verdadeiro valor do nosso trabalho”, comentou.

Além das tecnologias e dos quintais produtivos o Mais Água da AGROCOOP promoveu, ainda, 57 cursos de Gerenciamento da Água para Produção (GAPA), 56 de Sistema Simplificado de Manejo de Água, 02 capacitações de pedreiros para construção de cisternas, 01 intercâmbio interestadual, 02 intercâmbios intermunicipais e 01 encontro microrregional. Para o agricultor assentado “Pelé”, do município de Mulungu do Morro, o projeto atingiu sua função social e já da resultados positivos, segundo ele “Nossa vida mudou desde que a AGROCOOP entrou na nossa casa com a proposta do Mais Água. Hoje eu produzo de tudo regado com a água da minha cisterna. Eu e minha comunidade somos parceiros da AGROCOOP e espero poder contribuir sempre na luta social, porque se foi bom pra mim pode ser bom pra todos”, concluiu o agricultor.

Foto / imagem: Higor Soares
ASCOM - Agrocoop é Assessoria de Comunicação da Agrocoop
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria