17 de Dezembro de 2017

Show de Semiárido!

06 de Novembro de 2013, por Higor Soares
Show de Semiárido!

O Semiárido brasileiro esteve em evidência durante os quatros dias do SemiárioShow (de 29 de outubro a 1º de novembro), um evento voltado para a agricultura familiar, que busca divulgar as tecnologias e as práticas de Convivência com o Semiárido. Nessa edição, o evento teve como tema “Terra, água e tecnologias para a produção de alimentos”, incluindo a discussão sobre o acesso a terra como um das garantias de qualidade de vida do povo sertanejo.

A AGROCOOP esteve presente no evento realizando um intercambio interestadual através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), representada por quinze beneficiários (agricultores e agricultoras familiares), pelo coordenador do Programa na instituição o Sr. Erasmo Sodré e a equipe de comunicação. Segundo o Sr. Luiz Carlos, presidente da instituição, a AGROCOOP se matem ciente de sua missão de contribuir para que a agricultura familiar e a agroecologia atinjam um patamar de sustentabilidade e dignidade, elevando a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras do Semiárido.

Os visitantes que estiveram no evento puderam participar de minicursos, seminários, conhecer tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva e de cultivos apropriados para o Semiárido. Puderam, também, trocar experiências na Vila de Economia Solidária, área destinada para agricultores e agricultoras exporem seus produtos oriundos da agricultura familiar. Nesse espaço foram expostos e comercializados produtos de 55 empreendimentos dos estados da Bahia, Piauí, Alagoas e Pernambuco.

Para Dona Maria Célia, da comunidade de Baixa da Juriti no Município de Iraquara, o evento serve de vitrine para expor as praticas que funcionam em regiões similares a sua comunidade: “vemos aqui o que está dando certo pra eles, que já testaram e aprovaram, viram que presta, aí levamos o conhecimento pra nossa região e do nosso jeito fazemos funcionar lá também”, afirma a agricultora. Para o Sr. Romoaldo Soares, da comunidade de Recife no Município de Jussara, a importância está nas múltiplas experiências: “estamos conhecendo formas de lidar com animais, com sementes, com plantas, como acumular água, como tratar o terreno, como beneficiar os produtos da roça pra garantir um dinheirinho a mais, isso aqui é realmente um show!”.

Segundo José Nilton Moreira, Chefe adjunto de Transferência Tecnologia da Embrapa Semiárido e coordenador do SemiáridoShow, nessa edição, o evento avançou oferecendo seminários que deram oportunidade aos movimentos sociais, agricultores e agricultoras, sociedade civil e representantes governamentais a dialogar sobre as políticas públicas para Convivência com o Semiárido e ao acesso a terra. Para ele esses espaços de debate político vêm somar ao evento que, “não pode passar sem as provocações desses debates”, comentou.

Para Erasmo Sodré os intercâmbios são de vital importância para o sucesso dos projetos de convivência com o Semiárido: “Esse é o momento onde nossos beneficiários visualizam além das tecnologias, aqui eles constatam o quanto seus sonhos são factíveis e percebem que eles não estão sozinhos em seus projetos. O que é possível aqui, hoje, será possível amanhã no quintal de cada um dos agricultores e agricultoras do nosso Semiárido” pondera de maneira entusiasmada.

O evento foi promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irppa). A ASA, a Petrobras, o Governo da Bahia e o governo federal através dos Ministérios do Trabalho e Emprego, Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Combate à fome, foram alguns dos patrocinadores oficiais do evento.


Foto / imagem: Higor Soares
Higor Soares é Comunicador Popular
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria