15 de Dezembro de 2017

Encontro discute convivência com o Semiárido em Irecê

19 de Dezembro de 2013, por Henrique Oliveira
Encontro discute convivência com o Semiárido em Irecê

Discutir ações de convivência com semiárido e fortalecer a relação entre sociedade e governo na construção das políticas públicas voltadas ao sertão. Esses são os principais objetivos do Primeiro Encontro Territorial de Convivência com o Semiárido iniciado nesta quinta-feira, no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Irecê.

O Encontro, promovido em conjunto pela Barriguda – Centro de Desenvolvimento socioambiental; pelo Centro de Assessoria do Assuruá e pela Cooperativa Agropecuária Mista de Barro Alto (AGROCOOP), reúne centenas de agricultores, técnicos de campo, autoridades e lideranças envolvidas com a promoção e execução de projetos e políticas de convivência com o semiárido em toda região.

Para o Coordenador Executivo do CAA, Mário Augusto Jacó, o encontro reúne as pessoas que dedicam sua vida à promoção da cidadania e qualidade de vida no semiárido. “Hoje vamos fortalecer ainda mais a nossa luta e a nossa crença por um semiárido melhor”, afirmou Jacó.

Para Luiz Carlos Viana, Presidente da AGROCOOP, o encontro, além de falar dos projetos e das ações práticas da convivência com semiárido, fortalece a atuação coletiva na luta pelo desenvolvimento sustentável da região. “Isso é ,que nos fortalece para trabalhar. Porque se estivéssemos sozinhos, não conseguiríamos nada”.

Gutierres Gaspar, presidente da Barriguda, salientou o simbolismo que o evento carrega, pois marca uma mudança no semiárido do território de Irecê , que, com as tecnologias sociais de captação de água, aproveita com mais eficácia as chuvas que caem na região desde o final do mês de novembro. “Esse é um evento importante, no qual a gente a satisfação de comemorar o início do nosso ciclo de chuvas”, afirmou Gaspar.

De acordo com a organização do Evento, as atividades irão até o meio dia da sexta-feira (20) e, pelas mesas, ainda passarão autoridades como o Secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, o Presidente da Companhia de Ação Regional (CAR) da Bahia, Vivaldo Mendonça e o Presidente da CODEVASF, Elmo Vaz.

Na sexta-feira pela manhã, o Deputado Federal, Valmir Assunção também estará no encontro. Ele participará da roda de debates “Políticas públicas de Convivência com o Semiárido: fortalecendo as relações entre governo e sociedade” que debaterão os avanços e desafios das ações de governo e da sociedade civil para a promoção do desenvolvimento sustentável do semiárido.

Foto / imagem: Higor Soares
Henrique Oliveira é Jornalista
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria