17 de Dezembro de 2017

Balanço de final de ano feito pelo Presidente Luiz Carlos

23 de Dezembro de 2013, por ASCOM - Agrocoop
O Presidente da AGROCOOP, Luiz Carlos Viana de Souza, faz um balanço das atividades e ações realizadas pela Cooperativa no ano de 2013
Balanço de final de ano feito pelo Presidente Luiz Carlos

É com a tranquilidade dos justos e imensa alegria que encerramos o ano de 2013 com a consciência do dever cumprido. A AGROCOOP se propôs a ser uma cooperativa participativa nas transformações sociais e na melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares do seu território de atuação. Provamos que o semiárido é viável, através de metodologias participativas e experiências de sucesso.

Durante o ano que se finda, firmamos diversas parcerias e celebramos contratos de extrema importância para a Cooperativa e para a agricultura familiar. Convênios como o contrato de patrocínio firmado com a PETROBRAS em parceria com a ASA para implantação do P1+2 (Programa Uma Terra Duas Águas) através do qual construiremos 286 tecnologias sociais. Destas já entregamos 89 Cisternas-Calçadão, 60 Cisternas-Enxurrada e 47 Barreiros-Trincheira, atendendo os Municípios de Jussara, Mulungu do Morro e Iraquara, beneficiando, até o momento, 196 famílias com tecnologias para armazenamento de água para produção.

Em parceria com o MDS (Ministério do Desenvolvimento social e combate à Fome) e, também, via ASA, renovamos o contrato para execução do P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas) que visa construir cisternas para armazenamento de água para o consumo humano. Até o final de janeiro atingiremos a incrível marca de 2.890 Cisternas, construídas nos Municípios de Gentio do Ouro, Jussara, Barra do Mendes, Souto Soares e Barro Alto, garantindo a uma média de 14.450 pessoas um reservatório de água para as necessidades essenciais do ser humano.

Ainda no campo das tecnologias sociais, executamos o Projeto Mais Água, financiado pelo Governo do Estado por meio da SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) por meio do qual já construímos 333 tecnologias. No total serão 651 tecnologias entregues a agricultores e agricultoras familiares dos Municípios de Mulungu do Morro, Iraquara, Souto Soares, Bonito, Ibipeba e Cafarnaum.

Continuamos e avançamos nos contratos de PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), programas nos quais a AGROCOOP já possuía experiência de atuação. Com PAA realizamos contrato na importância de R$ 130.000,00, tendo em média 130 beneficiários Fornecedores e 4.500 beneficiários Consumidores de Alimentos (entre estudantes, crianças de creches e famílias em vulnerabilidade alimentar). Com o PNAE, firmamos contrato com a Prefeitura de Xique-Xique, no valor total de 77.127,00. Os produtos exigidos no edital, provenientes da agricultura familiar e agroecológica, foram comprados nas bases comunitárias de Xique-xique e em nossa base, através dos cooperados na cidade de Barro Alto.

Em nossa missão ousamos acreditar no “estímulo ao acesso às políticas públicas por meio da ajuda mutua, através das ações conjuntas desenvolvidas para o desenvolvimento sustentável e solidário”, e lutando por aquilo em que acreditamos, vimos neste ano o Projeto Cisternas ser aprovado como Lei. A AGROCOOP foi uma das seis primeiras instituições a terem seu cadastro aprovado junto ao MDS, o que nos tornou uma instituição habilitada a continuar contribuindo para tornar o Semiárido um território cada vez mais viável. Não tememos as mudanças e continuaremos olhando para o futuro com foco nas transformações que queremos e podemos realizar. O ano que se inicia é uma promessa de dias melhores e mais verdes, e nós estaremos lado a lado com instituições e pessoas que, como nós, acreditam e trabalham para transformar a realidade do Semiárido.

Luiz Carlos Viana de Souza

Presidente/Diretor

AGROCOOP

Foto / imagem: Higor Soares
ASCOM - Agrocoop é Assessoria de Comunicação da Agrocoop
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria