15 de Dezembro de 2017

DEMOCRATIZANDO O ACESSO A ÁGUA

25 de Fevereiro de 2014, por Higor Soares
DEMOCRATIZANDO O ACESSO A ÁGUA

Segurança hídrica significa a disponibilização regular de água em quantidade e qualidade apropriadas para consumo humano, animal e produtivo. Segundo a Declaração Ministerial do 2º Fórum Mundial da Água (ocorrido em 2000) a definição de segurança hídrica deve abranger a promoção do desenvolvimento sustentável e da estabilidade política, garantir que cada pessoa tenha acesso à água potável suficiente a um custo acessível para levar uma vida saudável e produtiva, e que a população vulnerável seja protegida contra os riscos relacionados à água.

As tecnologias sociais implantadas pela AGROCOOP através do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) têm como principal objetivo garantir as famílias atendidas a democratização do acesso a água de qualidade e provocar mudanças sociais, políticas e econômicas que comprovam que o Semiárido é uma região viável. Nesse contexto a AGROCOOP até janeiro de 2014, através do P1MC, garantiu a segurança hídrica de 14.465 moradores do Território de Irecê, atendendo 2.893 famílias cada uma com uma cisterna de placas com capacidade para acumular 16.000L de água da chuva.

Para Jheasper Pires, Engenheiro Agrônomo e coordenador do P1MC na AGROCOOP, as tecnologias causam um impacto perceptível não só na vida da família como também na estrutura social da comunidade atendida.“Existia uma relação de dependência das pessoas que não possuíam água para com aquelas que a ofertavam, gerando uma evidente situação de vulnerabilidade para essa parte da população. Isso causava baixa da autoestima e provocava um sentimento de compromisso muitas vezes até político. Com a cisterna garantimos a segurança hídrica da família que se torna independente e confiante”. Avalia o coordenador.

Foto / imagem: Arquivo AGROCOOP
Higor Soares é Comunicador Popular
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria