15 de Dezembro de 2017

Pão e Rosas

07 de Março de 2014, por ASCOM - Agrocoop
Pão e Rosas

No dia 08 de março de 1857, operárias têxteis de Nova Iorque, ocuparam a sede da fábrica onde trabalhavam e declararam greve. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque, caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

O Dia Internacional das Mulheres é uma data que serve de marco para que possamos homenagear as milhares de mulheres que deram suas vidas por uma luta em prol do respeito e de direitos civis. Acredito que essa data sirva para mais além do que os rótulos mercantilistas que ganhou com o passar dos anos, ela serve pra nos lembrar que somos todos iguais e que todos merecemos respeito.

Quero homenagear, aquelas que a meu ver são o verdadeiro sexo forte, com o texto do Comunicador Popular Higor Soares:

O futuro pelo qual esperamos

Esperamos olhar para o horizonte juntos, de mãos dadas como iguais, porque a nossa natureza não aceita mais como natural o preconceito baseado na diferença de gêneros. Somos mais que feminino ou masculino, somos humanos no sentido mais plural que possa existir de raça.

A nossa luta não será pautada na defesa do direito de que uns possam subjulgar outros, mas em defesa de que todos tenhamos o direito de exercermos nossos deveres e o dever de exigirmos nossos direitos.

Que nosso corpo seja um templo inviolável pela intolerância, machismo ou ignorância. Que nunca mais uma criança seja vendida como mercadoria erótica. Que nunca mais uma mulher seja multilada, física ou psicologicamente, em todo o mundo. Que nunca mais se justifique a homofobia com o nome de Deus.

A esperança deixará de ser um termo ligado ao futuro e passará a ser um sentimento realizável no presente, promovendo milagres sólidos nas vidas de todos. As pedras que nos foram atiradas durante essa caminhada servirão de alicerce para construir nossa história e de ensinamento para nossas futuras gerações.

O futuro pelo qual esperamos nos encontrará em breve, de mãos dadas, olhando juntos para o horizonte.

Nós da AGROCOOP torcemos e lutamos por mais “Pão e Rosas” para todas as Mulheres.

Luiz Carlos Viana de Souza

Presidente/AGROCOOP

Foto / imagem: Higor Soares
ASCOM - Agrocoop é Assessoria de Comunicação da Agrocoop
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria