17 de Dezembro de 2017

Cisternas têm mudado a vida da população do Semiárido

24 de Março de 2014, por ASCOM - Agrocoop
Desde 2011, por meio do Programa Água Para Todos, do Plano Brasil Sem Miséria, foram entregues mais de 524 mil cisternas para famílias pobres e extremamente pobres
Cisternas têm mudado a vida da população do Semiárido

Desde 2011, por meio do Programa Água Para Todos, do Plano Brasil Sem Miséria, foram entregues mais de 524 mil cisternas para as famílias pobres e extremamente pobres na área rural captarem a água da chuva para beber e se alimentar.

“O Brasil está conseguindo universalizar o acesso à água, mas temos uma boa caminhada pela frente, pois a meta é chegar a 750 mil cisternas entregues até o final do ano”, destaca a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. A ministra registra que o ritmo atual de entrega é de 850 cisternas por dia. Participam do Água Para Todos, além do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Integração Nacional (MI), a Fundação Banco do Brasil e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“Não dá para combater a seca. Esse é um fenômeno climático. Mas, agora, tem como a população pobre conviver com a estiagem”, ressalta a ministra. Segundo ela, a política de acesso à água gera qualidade de vida e economia de tempo. “Temos estudos que mostram que cada mulher perdia, em média, quatro horas por dia para ir buscar água. Há relatos de pessoas que caminhavam até 10 quilômetros para ter água para beber”, conta. Para construir as cisternas de placa de cimento - com capacidade de armazenar 16 mil litros de água -, os agricultores familiares são capacitados e participam de cada etapa do processo.

Tereza Campello assinala que o governo federal também está entregando cisternas de produção, com capacidade de 52 mil litros, para que os agricultores familiares possam matar a sede dos animais e aumentar a produção de alimentos. A Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiam o MDS a alcançar a meta de 76 mil reservatórios até o final deste ano.

Fonte: MDS
Foto / imagem: Arquivo MDS
ASCOM - Agrocoop é Assessoria de Comunicação da Agrocoop
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria