15 de Dezembro de 2017

II Encontro Territorial de Convivência com o Semiárido

07 de Abril de 2014, por ASCOM - Agrocoop
Fortalecendo relações entre governo e sociedade
II Encontro Territorial de Convivência com o Semiárido

O Encontro Territorial de Convivência com o Semiárido é uma iniciativa da AGROCOOP - Cooperativa Agropecuária Mista de Barro Alto – da Barriguda - Centro de Desenvolvimento Socioambiental e do CAA - Centro de Assessoria do Assuruá.

O primeiro evento foi realizado na cidade de Irecê de onde surgiu a proposta e o compromisso de um segundo encontro para atender os agricultores e agricultoras do Território da Chapada. Cumprindo com a promessa, o II Encontro Territorial de Convivência com o Semiárido, foi realizado no dia 04/04 na Cidade de Seabra-BA, reunindo mais de 700 agricultores e agricultoras familiares no Centro Esportivo da Cidade.

O evento contou com a presença, dentre outros, do Deputado Federal Valmir Assunção, do Coordenador Executivo do Centro de Assessoria do Assuruá e Articulador do Território de Irecê o Sr. Mário Augusto Jacó e do Representante do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN) o Sr. Flávio Bastos.

Durante o evento, os presentes discutiram sobre propostas sustentáveis de produção e convivência com o semiárido para fortalecer a relação entre a sociedade civil organizada e o governo na elaboração de políticas públicas voltadas para o Sertão. Representando a AGROCOOP na mesa de abertura do evento o Comunicador Popular Higor Soares, reafirmou o compromisso que a instituição tem com o desenvolvimento dos Territórios onde atua, segundo ele “nós buscamos fortalecer a produção em bases sustentáveis no intuito de garantir maior autonomia socioeconômica a partir de uma comercialização justa e solidária. O resultado é uma melhoria significativa na qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares do nosso Semiárido. Para atingirmos esse objetivo é necessário que todos tenham cada vez mais acesso às políticas públicas”, pontuou Higor.

Para o Deputado Valmir Assunção, a intenção é garantir a segurança hídrica e a autonomia socioeconômica para as famílias do semiárido baiano.“Essa é mais uma atividade de continuidade das ações de convivência com o semiárido. Desde que participei do governo Wagner - quando secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza [Sedes], que defendemos as políticas e ações que preservem a identidade do agricultor familiar, daquele produtor que lutou para hoje ter, por exemplo, luz e água em sua residência. E foi isso que esse governo fez, levou água com a construção de milhares de cisternas, dando assistência técnica e levando a produção para ser comercializada em escolas públicas da região ou em feiras livres”, comentou Valmir.

Para Jacó, conhecido nacionalmente por sua luta em prol dos projetos sociais e de convivência com o Semiárido, o povo é fator primordial nas decisões que direcionaram as políticas publicas. “As políticas publicas surgem para suprir as necessidades que se apresentam, se nós nos mantivermos calados e não tomarmos posição em nossas opiniões nós não seremos ouvidos e a nossa demanda não vai existir. Nós fazemos a diferença quando estamos unidos em prol de um objetivo, unidos somos fortes! O Golpe Militar está completando 50 anos, é hora de refletirmos, foi o povo quem deu um basta na ditadura e exigiu seus direitos, mas não podemos relaxar, ainda tem muita gente que acha que pobre, negro, mulher e agricultor não tem direito de melhorar sua qualidade de vida”, ponderou Mário Jacó.

Se fazendo valer da experiência acumulada pelas três entidades na execução de projetos sociais o encontro visa estreitar o debate entre sociedade civil e gestores públicos no intuito de buscar soluções que venham a garantir segurança hídrica e autonomia socioeconômica para as famílias do Semiárido baiano.

Foto / imagem: Fernanda Cunha
ASCOM - Agrocoop é Assessoria de Comunicação da Agrocoop
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria