15 de Dezembro de 2017

UNCAFES-BA e AGROCOOP

18 de Junho de 2014, por Higor Soares
Presidente da UNICAFES - BA se reune com Cooperados da AGROCOOP na comunidade de Gameleira
UNCAFES-BA e AGROCOOP

Em visita ao Território de Irecê, Iara Andrade, Diretora Presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES-BA), se reuniu com cooperados da AGROCOOP na comunidade de Gameleira (município de Canarana) para um dialogo sobre o movimento cooperativista contemporâneo e a atuação da AGOCOOP enquanto instituição responsável pelo desenvolvimento de seus cooperados e consequentemente do Território.

Presentes no evento representando a AGROCOOP estavam o Diretor Presidente o Sr. Luiz Carlos, o Coordenador de Projetos Erasmo Sodré, o Comunicador Popular Higor Soares e a Cooperada e Assessora na criação de projetos Paula Silva. Coube a esse equipe apresentar e explanar sobre os projetos que a AGROCOOP executa hoje, quais os avanços que a entidade alcançou e que almeja.

Presente, também, ao encontro o Presidente da COPIRECÊ, o Sr. Walter Ney, lembrou do bom relacionamento que as cooperativas mantém entre si, mais para ele esse relacionamento deve ser mais próximo já que as duas cooperativas exercem influência nas associações e demais cooperativas do Território, segundo ele, "é importante que trabalhemos lado a lado aproximando os menores e auxiliando as entidades que precisam de ajuda, o trabalho solidário é o que nos fortalece", comentou.

Para Iara a AGROCOOP tem executado um trabalho excepcional na execução das políticas públicas, segundo ela, o reconhecimento e aproveitamento desse nicho ao qual as cooperativas tem possibilidade de participação serve, também, como estratégia para divulgação e captação de novos associados além de expandir a área de atuação da instituição. "Dá pra perceber que a Cooperativa já tem o nome bem solidificado nos trabalhos de convivência com o Semiárido e que o trato com as políticas públicas já está bem enraizado em todos os cooperados", comentou Iara.

Ela teve a oportunidade de ouvir também relatos sobre as atividades da cooperativa na execução de projetos de PAA (Programa de aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), segundo a cooperada Paula Silva a AGROCOOP possui vasta experiência em ambos os projetos e atua hoje através de contratos firmados com as prefeituras de Xique-Xique e Barro Alto. "Temos encontrado algumas dificuldades no campo da burocracia, mais nada que nos impeça de avançar" ponderou Paula.

Ao final do encontro, Iara avaliou que a AGROCOOP está no caminho certo, entretanto chamou a atenção para as políticas internas e alertou o quanto é importante a educação contextualizada, feita na base, voltada para o aprendizado sobre o cooperativismo."É de fundamental importância que o cooperado entenda como o cooperativismo funciona, quais são os seus direitos e obrigações. É importante que todos entendam o quão importante é o seu papel dentro da cooperativa", finalizou Iara.

Foto / imagem: Higor Soares
Higor Soares é Comunicador Popular
Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria