17 de Dezembro de 2017

Projetos

Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC)
Data do projeto: 01 de Agosto de 2012

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA. O intuito do Programa é, além de promover a democratização do acesso à água, provocar mudanças sociais, políticas e econômicas significativas na região Semiárida.

O P1MC visa beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar (primeira água), através das cisternas de placas. Juntas, elas formam uma infraestrutura descentralizada de abastecimento com capacidade para 16 bilhões de litros de água.

Desde que surgiu, em 2003, até os dias de hoje, o P1MC construiu mais de 400 mil cisternas, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas. Para que esses resultados pudessem ser alcançados, a ASA conta com a parceria de pessoas físicas, empresas privadas, agências de cooperação e do governo.

Como parte atuante desta parceria a AGROCOOP, tem em seu histórico a cooperação direta na construção de 1.293 tecnologias que beneficiaram os Municípios de Jussara, Gentio do Ouro, Barra do Mendes e Barro Alto durante o primeiro ano de execução, e a meta de atingir mais 640 no contrato atual beneficiando os Municípios de Barro Alto e Souto Soares.

O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único do governo federal e que contenham o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, é preciso residir permanentemente na área rural e não ter acesso ao sistema público de abastecimento de água.

O P1MC já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais em reconhecimento a melhoria na qualidade de vida dos agricultores e agricultoras do Semiárido brasileiro. Entre eles destaca-se o Prêmio Direitos Humanos 2010, na categoria Enfrentamento à Pobreza, concedido pela Presidência da República, e o Prêmio Sementes da Organização das Nações Unidas (ONU).

A AGROCOOP PARTICIPA E ATUA NA LUTA PELA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL NO SEMIÁRIDO.

Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria