17 de Dezembro de 2017

Projetos

Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)
Data do projeto: 15 de Maio de 2013

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido, inserido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O projeto, que tem como patrocinador a Petrobras, investe na melhoria da qualidade de vida do sertanejo e utilização correta da água para produção de alimentos e dessedentação animal, tendo como finalidade o desenvolvimento socioeconômico do semiárido brasileiro.

Desde a sua criação, em 2007, até maio de 2013, o P1+2 já construiu 13 mil Cisternas Calçadão, 1.222 Cisternas de Enxurrada, 650 Barragens Subterrâneas, 635 Tanques de Pedra, 508 Bombas d’Água Popular (BAP’s), 1.620 Barreiros de Trincheira e 735 Barraginhas no Semiárido Brasileiro.

Entre maio de 2013 e abril de 2014, 286 famílias serão beneficiadas com as tecnologias a serem entregues pela AGROCOOP. No total, 143 Cisternas de Calçadão, 92 Cisternas de Enxurrada; 47 Barreiros de Trincheiras e 4 Barragens Subterrâneas, que beneficiarão três cidades do Território de Irecê incluídas no projeto: Iraquara, Mulungu do Morro e Jussara.

A meta é que sejam oferecidos 286 cursos e certificados de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), e de Sistema Simplificado e Manejo de Água (SISMA) nas cidades beneficiadas; desenvolvendo conhecimento para o manejo dos dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.Geração de renda - Através do P1+2, as famílias também melhoram a renda e levam saúde para as pessoas da cidade comercializando o excedente da produção na própria comunidade, em feiras agroecológicas e até para o governo, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Dessa forma, o objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias de agricultores e agricultoras familiares, através do acesso e manejo sustentável da terra e da água para produção de alimentos.

Associadas ao processo de formação, as tecnologias sociais criam melhores condições para que agricultores e agricultoras fortaleçam seus sistemas de produção.

A AGROCOOP PARTICIPA E ATUA NA LUTA PELA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COM SUSTENTABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL NO SEMIÁRIDO.

Sede: Rua Av Andrade, n° 295, centro, Barro Alto-BA
Representação: Rua Benedito Teixeira, n° 127, Centro, Irecê-BA
Fone: (74)3641-4671
E-mail: contato@agrocoop.com.br
Parceria